EUA decidem fechar espaço aéreo para aviões russos

634

São Paulo – O Departamento de Transportes dos Estados Unidos e sua Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) informaram que estão emitindo ordens que impedem aeronaves e companhias aéreas russas de entrar e usar todo o espaço aéreo doméstico norte-americano.
“Os Estados Unidos estão com nossos aliados e parceiros em todo o mundo em resposta à agressão não provocada de Putin contra o povo da Ucrânia”, disse o secretário de Transportes do país, Pete Buttigieg, em declaração publicada no site do Departamento de Transportes.
Os Estados Unidos se juntam ao grupo de pelo menos 35 países que decidiram fechar seus espaços aéreos para voos russos. A última nação a tomar tal atitude antes dos norte-americanos foi a Suíça, na última segunda-feira.
Em retaliação, a Rússia também fechou o seu espaço aéreo. O país baniu companhias aéreas de 36 países, incluindo os 27 membros da União Europeia, o Reino Unido e o Canadá. O espaço aéreo da Rússia é a principal rota entre a Europa e o leste asiático.
A confirmação do banimento ocorre após o presidente Joe Biden anunciar a proibição durante seu discurso do Estado da União ontem, no Congresso.
“Vamos nos juntar aos nossos aliados para fechar o espaço aéreo americano para todos os voos russos, isolando ainda mais a Rússia, e adicionando um aperto complementar em sua economia”, declarou.
Em comunicado, o Departamento de Transportes e a FAA especificaram que as ordens contra aeronaves e companhias aéreas russas entrarão em vigor até o fim do dia.