EUA alertam que uso de força nuclear pela Rússia teria ‘consequências catastróficas’

786
Jake Sullivan, conselheiro de segurança da Casa Branca do governo Biden. / Crédito: Flickr - Asia Society

São Paulo – O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, alertou que o país está pronto para “responder decisivamente” se a Rússia cruzar a “linha” em relação à destruição nuclear ou outras armas de destruição em massa, enfatizando que resultaria em “consequências catastróficas” para Moscou.

“Deixe-me dizer claramente: se a Rússia cruzar essa linha [nuclear], haverá consequências catastróficas para eles”, disse Sullivan para a NBC no aviso mais forte do governo Biden até o momento.

Sullivan ainda acrescentou que iria “falar diretamente com a liderança sênior na Rússia e expor para eles quais seriam as consequências sem entrar em uma onda retóricas de declarações públicas.”

O secretário norte-americano também disse que a usina nuclear Zaporizhzhia está sob os avisos do governo relacionados às ações russas que poderiam causar catástrofe nuclear. Sullivan esboçou que qualquer acidente ou incidente mortal de radiação na usina, que é a maior da Europa, seria culpa da Rússia, dado que suas forças ocupam o local.

“Na verdade, ainda está sendo operado pelos operadores ucranianos que estão essencialmente sob a mira de armas das forças de ocupação russas, e os russos têm implicado consistentemente que pode haver algum tipo de acidente nesta fábrica”, disse ele.