Ambev mostra perspectivas positivas para próximos meses

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Cervejaria da Ambev/Divulgação

São Paulo – O Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Ambev, Lucas Machado Lira, disse durante a teleconferência de apresentação de resultados do 3T22 da companhia, que o Brasil está voltando a crescer e que o crescimento orgânico da receita líquida, bem como do ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), acima de 2021, pavimentam um bom caminho para 2023, e suportam anseios e projeções de um 2S22 melhor que o primeiro. Segundo o executivo, o foco para o próximo ano é proteger a liquidez e melhorar a rentabilidade – ROIC e margens -, além de forte geração de caixa.

Lira argumentou que as marcas core são resilientes e que o desempenho no portfólio é bom no geral – especialmente no Brasil, onde os números reflete bons resultados do 3T22.

Com cenários mais preocupantes, América Latina e Caribe (CAC) reportaram números não tão atraentes porque apresentavam um ambiente operacional desafiador, especialmente na República Dominicana e Panamá. “Na República Dominicana tivemos problemas com o fornecedor de vidro, que até já foi resolvido, o que é bom. No entanto, a cadeia de suprimento leva um tempo para estabilizar e a infraestrutura regional não está no mesmo nível da América do Norte, por exemplo. É uma cadeia de suprimentos mais instável.”

Já no Panamá, conforme Lucas Lira, foram dois os principais problemas do trimestre: uma perda de participação de mercado – que já estão tentando reverter, – e alto nível de importação. “Prioridade é estabilizar cadeia de suprimentos e melhorar a execução comercial.”, disse.

Para reativar a demanda do consumidor na Republica Dominicana, a Ambev aposta em uma “excelente execução de preços, grande quantidade de SKUs, variedades de produtos.”

Até então, a diretoria estar na direção certa a medida em que já notou melhora em agosto e setembro.

Já para o Panamá, os executivos notaram uma grande importância quanto aos volumes retornáveis. “Com SKUs corretos, nos canais certos e o marketplace funcionando, devemos apresentar melhor desempenho geral porque podemos fazer um melhor atendimento via marketplace”, diz o diretor financeiro.