Embraer diz que plano estratégico 2021-25 terá foco em receita e rentabilidade

Foto divulgação: Embraer

São Paulo – O plano estratégico da Embraer de 2021 a 2025 será o guia para a recuperação de resultados da companhia e terá foco em melhoria de receita e lucratividade, por meio da ampliação das vendas, parcerias estratégicas e aumento da eficiência, disse o presidente da companhia, Francisco Gomes Neto, em teleconferência com jornalistas.

Em sua avaliação, o executivo destacou que a aviação executiva vai liderar o plano estratégico, com fornecimento de jatos mais modernos aos Estados Unidos, seguido pela área de defesa, considerada resiliente e avanço com aviões de transporte Millennium e Super Tucano.

“Os nossos resultados de 2020 foram fortemente impactados pela pandemia e esperamos um 2021 desafiador, pois a crise não acabou, mas o quarto trimestre mostra que estamos em recuperação, comentou Gomes Neto.

A companhia não anunciou metas financeiras para o ano devido à incerteza no setor por conta da pandemia de covid, disse Antônio Garcia, vice-presidente executivo financeiro da companhia.

A companhia não teve nenhum cancelamento de pedidos firmes, o que considera positivo, em comparação a concorrentes que tiveram pedidos cancelados, mas também não teve novos pedidos.

“O setor de aviação executiva está se recuperando e temos boas perspectivas para o ano”, afirmou Garcia.

A companhia também informou que tem entregas previstas para a Marinha Brasileira entre 2025 e 2028.

O executivo também mostrou boas perspectivas com os negócios da subsidiária Ogma, em Portugal, e disse que a empresa assinou “contrato multibilionário” para se tornar o centro de manutenção autorizado pela Pratt & Whitney para motores GTF na Europa.

A companhia avalia que a melhora das condições nos mercados da América do Norte e Europa, responsáveis por 67% e 14% dos resultados de 2020, impactará positivamente os resultados futuros.

“O avanço das vacinas e a abertura dos mercados nessas regiões oferecem boas expectativas de melhoria aos nossos resultados”, finalizou.