Dívida do governo britânico bate recorde de 30 anos em fevereiro

1017
Foto: Banco da Inglaterra (BoE)

São Paulo – A dívida pública do Reino Unido atingiu em fevereiro deste ano cerca de 16,7 bilhões de libras esterlinas (cerca de US$ 20,4 bilhões de dólares) por conta de programas de fornecimento de energia, informou nesta terça-feira o Gabinete Nacional de Estatística do país (ONS). Este é o maior nível em 30 anos de monitoramento.

“A previsão de fevereiro de 2023 mostra que o setor público gastou com impostos e outras receitas, forçando-o a tomar emprestado 16,7 bilhões de libras. Isso é 9,7 bilhões de libras acima do nível de fevereiro de 2022 e é a maior taxa de empréstimo para fevereiro desde o início das observações mensais em 1993”, disse o ONS.

Segundo o gabinete, o alto nível de endividamento se deve principalmente aos grandes gastos em programas de apoio financeiro à população em meio à crise energética.

No ano passado, o governo britânico anunciou um congelamento das contas de energia de 2.500 libras (cerca de US$ 3.057) por ano e forneceu ajuda financeira a cidadãos e empresas para ajudá-los com os custos.