Cyrela aponta alta anual de 67% nas vendas em prévia do terceiro trimestre

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São Paulo – A Cyrela divulgou hoje uma prévia com os resultados do terceiro trimestre de 2023, sujeitos à revisão. As vendas líquidas contratadas neste trimestre somaram R$ 2,2 bilhões, valor 67% superior ao registrado no mesmo período de 2021 (R$ 1,3 bilhão) e 41% acima do segundo trimestre de 2022 (R$ 1,6 bilhão).

A participação da companhia nas vendas contratadas foi de 79%, inferior aos 91% do mesmo trimestre do ano anterior e abaixo do segundo trimestre de 2022 (86%). Em relação às demonstrações contábeis, 81% das vendas líquidas do trimestre serão reconhecidas via consolidação e 19% via método de equivalência patrimonial.

De janeiro a setembro, as vendas contratadas atingiram R$ 5,2 bilhões, crescimento de 32% em comparação ao mesmo período de 2021. No ano a participação da Cyrela foi de 84% versus 88% em 2021.

Das vendas líquidas realizadas no trimestre, R$ 76 milhões se refere à venda de estoque pronto (3%), R$ 1 bilhão à venda de estoque em construção (44%) e R$ 1,1 bilhão à venda de lançamentos (53%). Dessa forma, a Cyrela atingiu uma velocidade de vendas (VSO) de lançamentos de 41,3% no trimestre.

Os dados operacionais resultaram em um indicador de Vendas sobre Oferta de 12 meses de 44,3%, ficando abaixo dos 12 meses apresentado no mesmo trimestre do ano anterior (49,6%) e acima do apresentado no segundo trimestre de 2022 (43,2%). Observando a velocidade de vendas por safra de lançamentos, a safra lançada no terceiro trimestre de 2022 foi 41% vendida.

A companhia lançou 14 empreendimentos no trimestre totalizando um volume de R$ 2,9 bilhões, 33% superior ao realizado no terceiro trimestre de 2021, e 26% acima do segundo trimestre de 2022.

As permutas nos lançamentos foram R$ 145 milhões no terceiro trimestre deste ano versus R$ 92 milhões no mesmo período de 2021 e R$ 162 milhões no segundo trimestre de 2022. A participação da companhia nos lançamentos do trimestre atingiu 73%, inferior à apresentada no terceiro trimestre de 2021 (90%) e no segundo trimestre de 2022 (78%).

Do VGV lançado no trimestre, 76% serão reconhecidos via consolidação e 24% via método de equivalência patrimonial. No ano, o VGV de lançamentos atingiu R$ 6,2 bilhões, sendo 38% maior que em 2021.