Crescimento do comércio mundial vai registrar desaceleração em 2023, diz OMC

983
Foto: Divulgação/Henrique Mendizabal

São Paulo – O crescimento do comércio mundial apresentará uma desaceleração para 1,7% em 2023, após ter registrado um avanço de 2,7% em 2022, segundo as projeções anuais da Organização Mundial do Comércio (OMC) divulgadas nesta quarta-feira.

“O ritmo de expansão do comércio em 2023 ainda deve ser fraco, afetado por tensões geopolíticas, insegurança alimentar, potencial instabilidade financeira decorrente do endurecimento da política monetária e aumento dos níveis de endividamento”, alerta a OMC.

Os economistas da entidade ajustaram sua projeção de crescimento do volume do comércio para 1,7% em 2023, uma revisão para cima em relação à estimativa anterior de 1,0% anunciada em outubro, mas ainda abaixo dos 2,7% registrados em 2022.

De acordo com a OMC, a flexibilização dos controles relacionados à pandemia de covid-19 na China é um fator crucial para essa revisão, uma vez que libera a demanda acumulada no país e estimula o comércio internacional.

Os economistas da OMC também preveem um crescimento do PIB global de 2,4% para 2023.

De acordo com a diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, “o comércio continua a ser uma importante força de resiliência na economia global, mas enfrentará pressão de fatores externos em 2023”.

Nesse sentido, ela ressalta que é “ainda mais importante para os governos evitar a fragmentação do comércio e abster-se de introduzir obstáculos ao comércio. Investir na cooperação multilateral no comércio, como fizeram os membros da OMC em nossa Décima Segunda Conferência Ministerial em junho passado, reforçaria o crescimento econômico e os padrões de vida das pessoas no longo prazo”.