CRCRJ inicia averiguações de processo administrativo ético-disciplinar sobre Americanas

699
Foto divulgação: Lojas Americanas

São Paulo – O Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) informou que foram iniciadas as averiguações do processo administrativo ético-disciplinar, depois que a empresa Americanas S.A. publicou o Fato Relevante sobre inconsistências detectadas em lançamentos contábeis.

Segundo o conselho, nesta etapa inicial, foram notificados a prestarem esclarecimentos: os contadores responsáveis pela atividade contábil da Americanas S.A. e os responsáveis pela PwC Brasil, auditoria externa que prestava serviços à companhia.

“O CRCRJ reitera que todo rito processual será pautado pelo compromisso com as normas técnicas e éticas da profissão contábil e que garantirá o direito à ampla defesa.”

O conselho ressaltou, ainda, que a atividade fiscalizadora tem como finalidade proteger e defender a sociedade e o mercado, além de assegurar a dignidade, a responsabilidade e o respeito aos princípios profissionais, “valendo-se de sua atuação e autoridade para basear a qualidade das informações geradas, em estrita conformidade com as Normas Brasileiras de Contabilidade e de Auditoria.”