Construção de moradias nos EUA cai 1,6% em setembro ante agosto

563
Foto: FreeImages.com / Ben Shafer

São Paulo – As construções de moradias nos Estados Unidos diminuíram 1,6% em setembro em relação ao mês anterior, para 1,555 milhão de unidades, segundo dados anualizados e com ajuste sazonal divulgados pelo Departamento de Comércio do país. Analistas previam queda de 0,3%. Na comparação anual, a construção de moradias subiu 7,4%.
Em agosto, as construções de moradias somaram 1,58 milhão de unidades, após revisão – na leitura preliminar, havia sido divulgada a construção de 1,615 milhão de unidades.
Considerando apenas os imóveis residenciais simples, que possuem somente uma unidade habitacional, as construções de moradias ficaram estáveis em 1,08 milhão de unidades, em dado anualizado. A construção de imóveis residenciais com cinco ou mais unidades habitacionais caiu 5,1%, para 467 mil unidades.
As permissões para novas construções, um indicativo da atividade do setor nos próximos meses, somaram 250 mil unidades em setembro, alta de 0,4% em relação ao mês anterior. Analistas previam queda de 3,4%. Em agosto, as permissões somaram 249 mil unidades após revisão – na leitura preliminar, havia sido divulgada a permissão de 1,728 milhão de unidades. Na comparação anual, as permissões para construção de moradias aumentaram 40,4% em setembro.
As permissões para a construção de imóveis residenciais simples tiveram queda de 0,7%, para 144 mil unidades, em dado anualizado. As permissões para a construção de imóveis residenciais com cinco ou mais unidades habitacionais subiram 1,0%, para 103 mil unidades.