China está cometendo um grande erro sobre Hong Kong, afirma Kudlow

283
O principal conselheiro econômico da Casa Branca, Larry Kudlow / Foto: Casa Branca

São Paulo – A China está cometendo um grande erro sobre questões de segurança e também na economia, segundo o principal conselheiro econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, referindo-se às recentes propostas de segurança para Hong Kong.

“Controlar os parâmetros de segurança de Hong Kong é um erro. Tínhamos um país e dois sistemas e agora estamos vendo um país e um sistema. Essas medidas terão um impacto ruim financeiramente sobre Hong Kong”, afirmou ele em entrevista para a Fox Business.

A declaração acontece depois que a China sinalizou na semana passada que implementaria unilateralmente leis contra subversão, sedição e terrorismo bem como conluio com forças estrangeiras – que Pequim atribuiu como motor dos protestos em Hong Kong no ano passado. As manifestações duraram cerca de sete meses.

Diante da decisão das autoridades chinesas, Kudlow disse que o governo de Donald Trump está disposto a pagar pelas empresas norte-americanas que desejarem transferir suas cadeias de suprimentos da China para os Estados Unidos.

“Ajudaremos qualquer empresa norte-americana em Hong Kong ou na China continental. Faremos o possível para custear a totalidade das despensas com a mudança se retornarem suas cadeias de suprimentos e sua produção para os Estados Unidos”, afirmou.

A pandemia do novo coronavírus causou interrupções na cadeia de suprimentos e preocupações elevadas de que os Estados Unidos se tornaram dependentes demais da produção na Ásia, e especificamente na China, de bens e tecnologias.