China compra itens agrícolas dos EUA e espera progresso em negociações comerciais

607

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O governo da China anunciou a compra de quantidades consideráveis de produtos agrícolas dos Estados Unidos e disse esperar progressos nas negociações comerciais entre os dois países, para chegar a um acordo.

“Atualmente, os dois lados mantêm uma comunicação estreita e se preparam para o progresso positivo das consultas de alto nível”, de acordo com o porta-voz do Ministério do Comércio da China, Gao Feng, em coletiva de imprensa regular.

“As empresas chinesas estão atualmente conduzindo consultas e compras de produtos agrícolas dos Estados Unidos de acordo com o princípio de comercialização e regras da OMC, e já venderam soja e suínos em grande escala”, acrescentou o porta-voz. Este mês, a China isentou soja, carne de porco e outros itens agrícolas norte-americanos de tarifas de importação.

O porta-voz disse ainda que a China tem grande demanda por produtos agrícolas e que o país e os Estados Unidos têm forte complementaridade no setor, e um amplo espaço para cooperação. “Espera-se que ambos os lados trabalhem juntos e tomem ações práticas para criar condições favoráveis ​​à cooperação”, concluiu.

Os Estados Unidos e a China vão retomar as negociações comerciais de alto nível no início de outubro, em Washington. Uma delegação chinesa esteve na capital norte-americana nos dias 19 e 20 de setembro, em reuniões técnicas para preparar a próxima rodada de conversas.