Confiança da indústria fica estável em setembro, a 95,6 pontos, aponta FGV

624

Por Flávya Pereira

São Paulo – O Indice de Confiança da Indústria (ICI) ficou estável em setembro, a 95,6 pontos, em relação ao mês anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). A estabilidade reflete que o setor segue de lado e indica que o trimestre se encerrará com o mesmo cenário.

Segundo a FGV, a confiança recuou em 10 dos 19 segmentos industriais pesquisados neste mês. Na passagem de agosto para setembro, o Indice da Situação Atual (ISA) cresceu 0,3 ponto, a 95,9 pontos, enquanto o Indice de Expectativas (IE) recuou 0,5 ponto, a 95,2 pontos. Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) oscilou em baixa de 0,3 ponto percentual (pp), a 75,5%.

No terceiro trimestre, o resultado do ISA caiu 0,2 ponto, a 95,3 pontos, na quinta queda consecutiva, enquanto o IE oscilou com ligeira alta de 0,1 ponto (95,4 pontos), interrompendo a sequência de cinco quedas. Já o NUCI avançou 0,2 ponto percentual (pp), na sexta alta seguida, chegando a 75,6%.

Para a economista da FGV, Renata de Mello Franco, apesar da melhora pontual na percepção sobre a demanda, a estabilidade da confiança no mês indica que o setor continuou “andando de lado” no trimestre. “A queda dos indicadores que refletem as expectativas em relação à evolução da produção nos três meses seguintes e a evolução dos negócios nos próximos seis meses, sugerem que uma recuperação mais consistente da indústria de transformação deve ficar para o próximo ano”, destaca.

Ela ressalta que a boa notícia fica para o indicador de emprego previsto, que subiu novamente, apontando que menos empresas estão prevendo redução de pessoal ocupado.

A edição deste mês da confiança da indústria coletou informações de 1.143 empresas entre os dias 1 e 23 de setembro. A próxima divulgação da sondagem industrial ocorrerá em 29 de outubro, sendo que a prévia deste levantamento sai no dia 22 do próximo mês.