Calor influencia na queda de 0,2% na carga do sistema em fevereiro, diz ONS

720
Operador Nacional do Sistema (ONS) prevê afluência alta (acima de 80%) ao final de janeiro em todas as regiões do País - Foto: Rubens Fraulini/MME.

São Paulo – A carga de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) deve retrair 0,2% em fevereiro, totalizando 74.217 megawatts (MW) médios, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Para as previsões de carga da próxima semana operativa, foram consideradas premissas como as sinalizações meteorológicas indicando manutenção de temperaturas elevadas nas capitais do Sudeste/Centro-Oeste e Sul, conforme registrado nos últimos dias.

Os submercados com perspectiva de queda são o Sudeste/Centro-Oeste, com 2,5% (41.787 MW med), e o Nordeste, com 1,2% (11.685 MW med). A região Norte mantém o comportamento que vem sendo registrado há meses e tem projeção de avanço na carga: 9,2% (6.422 MW med). Por fim, para a região Sul o cenário também é de crescimento, com 4,1% (14.323 MW med). Todos os dados apresentados comparam o percentual estimado para o final de fevereiro de 2023 ante o mesmo período do ano passado.

No período, a previsão de vazões estimada ao final de fevereiro estão iguais ou superiores a 100% da Média de Longo Termo (MLT) em três subsistemas. O Norte é a região com a projeção mais elevada com 124%, seguida pelo Sudeste/Centro-Oeste, cuja perspectiva é de 105% da MLT, e pelo Nordeste, com 100% da MLT. O subsistema Sul é o único que tem Energia Natural Afluente (ENA) estimada abaixo da média: 67% da MLT. Os dados indicam um regime de chuvas compatível com o período úmido.

Os quatro subsistemas do Sistema Interligado Nacional (SIN) podem encerrar o mês de fevereiro com Energia Armazenada (EAR) em patamares superiores a 70%. É a segunda semana consecutiva na qual o operador aponta esta perspectiva.

A estimativa do ONS é que os reservatórios das hidrelétricas no Sudeste/Centro-Oeste, que concentram a maior capacidade de armazenamento no país, terminem este mês com nível de 76,2%. Se este patamar se confirmar, será o maior percentual para fevereiro desde 2012 (80,1%). Para o Nordeste, a indicação é de EAR de 83,2%. Os subsistemas Norte e Sul devem atingir, em 28 de fevereiro, 71,7% e 86,3%, respectivamente.

O Custo Marginal de Operação (CMO) tem valor zerado pela sétima semana consecutiva e segue equalizado em todo o País.

Além disso, o ONS afirmou que para a semana de 4 a 10 de fevereiro, houve oferta de energia do Uruguai, mas não houve oferta de energia da Argentina.