Bostic, do Fed, diz acreditar que subida dos juros não provocará recessão

606
O presidente do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic, discursa no Center for American Program (CAP) / Foto: CAP

São Paulo – O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Atlanta disse nesta terça-feira (24) que acredita que o Fed consegue aumentar as taxas de juros para combater a alta da inflação sem levar a economia a uma recessão.

“O objetivo abrangente do Comitê Federal de Mercado Aberto [FOMC, na sigla em inglês] é devolver a inflação de volta para o nosso intervalo-alvo sem despertar uma deslocação econômica significativa”, disse Bostic num ensaio publicado no site da Fed de Atlanta.

“Embora isso vá ser uma tarefa delicada, acredito que as condições econômicas – incluindo o mercado de trabalho – sejam robustas o suficiente para permitir que consigamos atingir esse objetivo”, disse.

Bostic disse que espera aumentar as taxas rapidamente, mas acrescentou que planeja proceder com “intenção e sem imprudência”. “Temos visto durante a pandemia que eventos e mudanças no mercado podem acontecer rapidamente e em formas que dramaticamente alteram a dinâmica econômica prevalecente”.