Bostic, do Fed, defende novo aumento de 0,75% nos juros em julho

648
O presidente do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic, discursa no Center for American Program (CAP) / Foto: CAP

São Paulo – O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de Atlanta, Raphael Bostic, disse que apoia mais um aumento na taxa básica de juros de 0,75 ponto percentual (pp) na próxima reunião de política monetária, após um forte relatório de empregos mostrar o mercado de trabalho norte-americano ainda aquecido.

“Podemos subir em 0,75 ponto na próxima reunião e não ver muitos danos prolongados à economia”, disse Bostic em entrevista à CNBC.

A economia dos Estados Unidos criou 372 mil postos de trabalho em junho e a taxa de desemprego ficou em 3,6%, mesmo número do mês anterior. O número de vagas criadas ficou acima da projeção dos analistas, que esperavam abertura de 250 mil vagas. A taxa de desemprego veio em linha com a previsão.

Bostic disse na entrevista que a alta inflação continua sendo seu foco principal e que há sinais de que a economia está começando a moderar da maneira que ele gostaria de ver.

“Estamos começando a ver esses primeiros sinais de desaceleração, que é o que precisamos, porque o que temos agora é um grande desequilíbrio entre oferta e demanda que está impulsionando a inflação”, disse o membro do Fed, acrescentando que os sinais eram até agora “menores” e mais moderação na atividade é necessária.

O presidente do Fed de Atlanta não é um membro votante da próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), marcada para os dias 27 e 28 de julho.