Bitcoin é um ativo de natureza especulatória, não uma moeda, diz presidente do BCE

Foto: Roger Brown / Pexels

São Paulo – A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou que o uso de bitcoins e outros ativos parecidos não são apropriados para a substituição de moedas e precisam ser regulados pelas autoridades monetárias o mais breve possível.

“Bitcoins e outros não são criptomoedas, eles são criptoativos, já que não possuem a estabilidade e regulação de uma moeda real”, afirmou ela durante videoconferência para a entrega de prêmios no Generation Euro Students.

“Esses ativos são altamente especulativos. Ontem eles tiveram uma queda de 20% em seu valor porque apenas uma pessoa, Elon Musk, disse aglo no Twitter. Algo tão instável não pode ser uma moeda”, disse Lagarde se referindo às fortes quedas observadas no bitcoin ontem depois que Musk, criador da Tesla, pareceu ter sugerido que venderia suas criptomoedas. Os valores voltaram a crescer depois que ele desmentiu o caso.

“Além disso, o bitcoin não possui regulamentação, é usado para compras de negócios ilícitos. Em um momento onde lutamos contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo, não é prudente negociar nesses termos”, afirmou.

Por fim, a presidente do BCE disse que as criptomoedas utilizavam muita energia fóssil para seu processo de criação conhecido como mineração, por isso eram incompatíveis com o modo de vida do futuro.

Lagarde defendeu a criação de criptomoedas dentro de bancos centrais e a regularização que o bloco começou a aplicar em criptoativos como o bitcoin. Ela não comentou nada sobre política monetária ou inflação.