Biden e Kamala Harris estreiam juntos prometendo um novo rumo ao país

454
Joe Biden e Kamala Harris formam a chapa democrata para as eleições de 3 de novembro / Foto: Campanha de Joe Biden

São Paulo – A chapa democrata para as eleições presidenciais de 3 de novembro formada por Joe Biden e Kamala Harris fez sua estreia hoje em um evento público em Wilmington, Delaware, com um discurso firme contra a atual gestão republicana, destacando as falhas do presidente norte-americano, Donald Trump, na gestão da pandemia do novo coronavírus e em questões ligadas ao racismo.

“Estamos na pior crise do século. A má gestão do presidente em relação à pandemia nos colocou no pior da crise desde a Grande Depressão. A pandemia afetou todos os países, mas os Estados Unidos apresentam a situação mais grave porque Trump relutou em lidar com a situação como deveria desde o início: não incentivou uso de máscara, não defendeu o distanciamento social”, disse Harris em discurso.

Segundo ela, os Estados Unidos atravessam o pior momento com relação ao emprego devido às escolhas equivocadas de Trump.

“Trump assumiu o governo se aproveitando de um mercado de trabalho aquecido graças às políticas de Barack Obama e Joe Biden. E olha onde estamos agora: é isso que acontece quando escolhemos alguém que não tem capacidade para o cargo”, afirmou.

Harris lembrou ainda da onda de protestos que tomou conta das ruas do país com a morte de George Floyd, que estava sob custódia policial, em maio deste ano.

“O racismo que existe neste país levou a uma consciência que tomou as ruas, pedindo justiça”, disse ela, que é a primeira mulher negra a ser indicada para vice-presidente de partido importante nos Estados Unidos e a segunda negra a se tornar senadora do país.

“Trump tornou cada desafio que enfrentamos ainda mais difícil, mas a boa notícia é que não precisamos seguir por esse caminho. Em 83 dias podemos mudar os rumos do país com uma nova escolha”, afirmou Harris.

Ao iniciar seu discurso, ela contou como recebeu o convite de Biden para ser sua vice. “Fiquei honrada com a responsabilidade e estou pronta para essa missão. Depois de uma primária acalorada, descobri que Joe é a pessoa certa para liderar esse país. Foi ele que tornou a minha presença possível aqui hoje”, afirmou Harris.

Biden estava presente no evento e, ao apresentar Kamala Harris ao público, destacou sua qualidade como defensora da classe média. “Ela está preparada para ser vice desde o primeiro dia”, disse ele.

O democrata anunciou ontem a senadora da Califórnia, de 55 anos e filha de uma indiana com um jamaicano, como sua companheira de chapa. Ela atuou como promotora de Justiça e procuradora-geral na Califórnia antes de se tornar a segunda mulher negra a ser eleita senadora, em 2016.