Biden classifica payroll como positivo com aproximação de eleições de meio de mandato

1001
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden / Foto: Casa Branca

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, classificou como positivo o aumento nos postos de trabalho do país em outubro, mas reconheceu que a inflação continua sendo o “principal desafio econômico” de seu governo a quatro dias das eleições de meio de mandato que determinarão o controle do Congresso.

Biden criticou o discurso dos republicanos e prometeu continuar trabalhando para reduzir a inflação após o payroll de hoje mostrar contratações robustas em outubro, mas uma taxa de desemprego ligeiramente maior.

“Deixe-me ser claro. Vamos fazer o que for preciso para baixar a inflação. Mas enquanto eu for presidente, não aceitarei um argumento de que o problema é que muitos americanos estão encontrando bons empregos”, disse Biden num comunicado divulgado pela Casa Branca. “Continuarei trabalhando para uma economia construída de baixo para cima, não de cima para baixo como meus amigos republicanos fariam”, acrescentou.

A economia dos Estados Unidos criou 261 mil postos de trabalho em outubro e a taxa de desemprego subiu para 3,7%. O número de vagas criadas ficou acima da projeção dos analistas, que esperavam abertura de 200 mil vagas. A taxa de desemprego veio acima da previsão, de 3,6%.

O Departamento do Trabalho informou também que em agosto foram criados 292 mil postos de trabalho, maior que as 315 mil vagas divulgadas na leitura preliminar.