BC da Argentina mantém a taxa Leliqs em 133% e reduz a taxa Passive Repos para 100%

217

O Banco Central da República Argentina (BCRA) anunciou um novo marco de política monetária e cambial. A entidade decidiu manter a taxa das Cartas de Liquidez de 28 dias (Leliq) em 133%. Por sua vez, decidiu reduzir a taxa de operações compromissadas passivas para 1 dia, que ficará em 100%.

O BCRA continuará monitorando a evolução do nível geral de preços, a dinâmica do mercado cambial e agregados monetários para efeitos de calibração da sua política de taxas de juro e de gestão de liquidez.

Além disso, confirma o estabelecimento de uma taxa de câmbio oficial em 800 pesos, uma desvalorização superior a 100%, e confirma uma trajetória de movimento mensal de 2% para a taxa de câmbio.

Em seguida, compromete-se a ajudar os importadores com instrumentos financeiros emitidos pelo BCRA e pagáveis em dólares que possam subscrever voluntariamente em pesos para cumprir os seus compromissos comerciais. Estes instrumentos contribuirão, ao mesmo tempo, para reduzir o montante dos passivos remunerados em moeda nacional emitidos pelo BCRA.

A entidade reconhece conversas com organismos internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), para solicitar dispensa por descumprimento de metas acordado em agosto.

Rigoberto Horacio Vera / Agência CMA Latam
Tradução: Vanessa Zampronho / Agência CMA