Banco do Japão mantém taxa de -0,1% e rendimentos de títulos de 0%

431
O presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda / Foto: Banco do Japão

Em uma decisão bastante esperada, o Banco do Japão (BoJ) manteve sua meta de taxa de juros de curto prazo em -0,1%, em comunicado divulgado hoje, e o rendimento dos títulos de 10 anos em torno de 0%.
O Banco do Japão também manteve o prazo de março de 2022 para sua implementação em seis meses do esquema de empréstimo de alívio da pandemia com ajustes nos termos, para garantir que os bancos comerciais continuem a canalizar fundos para pequenas empresas.
A partir de abril em diante, comprará esses ativos aproximadamente no mesmo ritmo de antes da pandemia, de modo que seus valores retornarão gradualmente aos níveis pré-pandemia.
“A economia do Japão acelerou, embora alguma fraqueza tenha sido vista em parte, principalmente devido ao impacto da Covid-19. As economias estrangeiras recuperaram em geral, no entanto, na sequência da invasão da Rússia da Ucrânia, os mercados financeiros e de capitais globais têm sido voláteis e os preços das commodities, como o petróleo bruto, aumentaram significativamente, e desenvolvimentos futuros merecem atenção. Nessa situação, as exportações e a produção industrial do Japão continuaram a aumentar, apesar dos efeitos remanescentes das restrições do lado da oferta”, informa a nota do banco.
Na decisão, o BoJ diz que a inflação pode aumentar ainda mais neste ano, devido ao crescimento do preço dos combustíveis e das matérias-primas.
“Além disso, existem incertezas extremamente altas sobre como a situação em torno da Ucrânia afetará o Japão, a atividade econômica e os preços, principalmente por meio de desenvolvimentos nos mercados financeiros e de capital globais mercados, preços de commodities e economias estrangeiras”, conclui a nota.