Banco da Inglaterra (BoE) eleva taxa básica de juros em 0,50 pp

1007
Sede do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) / Foto: BoE

São Paulo – O Banco da Inglaterra (BoE) elevou a taxa básica de juros do Reino Unido em 0,50 ponto percentual (pp), em decisão divulgada na manhã desta quinta-feira. Assim, a taxa agora está em 3,5%.

O aumento veio em linha com expectativas dos analistas. O banco central luta para conter a inflação alta devido à disparada dos preços de energia após a invasão da Ucrânia pela Rússia, enquanto a economia britânica caminha para uma recessão.

O Comitê de Política Monetária votou a favor da alta por 6 a 3. Dois membros votaram por manter a taxa em 3%, enquanto um outro preferiu um aumento de 0,75 pp. Novos aumentos devem ser esperados.

“O mercado de trabalho segue apertado e há evidências de pressões inflacionárias nos preços domésticos e nos salários que podem indicar maior persistência e, assim, justificar uma resposta mais vigorosa da política monetária”, disse o BoE em comunicado.

“A maioria do Comitê julga que, caso a economia evolua amplamente em linha com as projeções do Relatório de Política Monetária de novembro, novos aumentos da taxa bancária podem ser necessários para um retorno sustentável da inflação à meta”, acrescentou.

O banco espera que a inflação, que desacelerou de 11,1% em outubro para 10,7% em novembro, continuará caindo gradualmente ao longo do primeiro trimestre de 2023, à medida que os aumentos anteriores nos preços de energia e outros bens saem da comparação anual.

Já o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido deve cair 0,1% no quarto trimestre de 2022, 0,2 ponto percentual mais forte do que as estimativas de novembro do BoE. “O consumo das famílias continua fraco e a maioria dos indicadores do mercado imobiliário continuou a abrandar. As pesquisas sobre intenções de investimento também enfraqueceram ainda mais”, observou o Comitê.