Banco central da Turquia mantém taxa básica de juros em 19% ao ano

393
Foto: FreeImages.com/ Borge Bjelland

São Paulo – O banco central da Turquia manteve os juros em 19%, levando em consideração os níveis elevados da inflação no país. Na decisão, a autoridade monetária indicou que a taxa referencial deve seguir neste patamar até que haja uma desaceleração inflacionária permanente.

“O banco continuará a usar de forma decisiva todos os instrumentos disponíveis na prossecução do objetivo primordial da estabilidade de preços. A taxa básica de juros continuará a ser determinada em um nível acima da inflação para manter um forte efeito desinflacionário até que indicadores fortes apontem para uma queda permanente da inflação e a meta de médio prazo de 5% seja alcançada”, diz comunicado com a decisão.

Em junho, o índice de preços ao consumidor turco subiu 17,5% em base anual, de acordo com dados do governo. Na semana passada, o banco central do país elevou suas expectativas de inflação para o fim do ano de 12,2% para 15,6%.

O banco central turco disse que a inflação pode ser volátil durante o verão, embora não tenha dado nenhuma indicação clara de que a redução esperada seja iminente.