Ativa reduz exposição em Vale e aumenta em Eletrobras em carteira estratégica

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São Paulo – Para a carteira estratégica do mês de agosto, a Ativa Investimentos reduziu a exposição à Vale de 12% para 10%, aumentou em Eletrobras e encerrou posições em Suzano, B3 e Petz. A corretora também incluiu Rede D’Or, Localiza e Magazine Luiza.

“Com maiores dificuldades operacionais no Sistema Norte em função da qualidade do corpo mineral e maiores dificuldades na obtenção de licenças, a companhia apresentou uma produção de minério inferior às nossas expectativas. Ademais, Vale revisitou de forma baixista seu guidance para a produção de minério no ano. Soma-se à maior complexidade operacional as atuais pressões em seu custo oriundo de questões logísticas e do aumento de preços de combustíveis”, disse a corretora.

A Ativa aumentou de 5% para 7,5% a exposição em Eletrobras citando que, com a iminência da realização da AGE a ser realizada no próximo dia 05/08, acredita que a companhia dará o pontapé inicial em sua nova jornada que reunirá positivos elementos operacionais, financeiros, fiscais e de governança. “Destacamos ainda que a companhia, após a eleição do conselho, deverá anunciar seu novo CEO e que Wilson Ferreira Jr pode voltar a comandar a companhia e repetir o sucesso que obteve quando esteve à frente da Eletrobras de 2016 a 2021”, comentou.

Em B3, a corretora afirma que o fluxo na bolsa não aumentou tanto quanto anteciparam e não acreditam que haja motivos para uma mudança significativa até o final do ano, e assim, resolveu retirar a empresa da carteira.

Em Suzano, cita que a companhia convive com gargalos logísticos que vêm dificultando a diluição de custos a alguns trimestres e a evolução de preços de insumos, como soda caustica, dióxido de cloro, energia e diesel também afetam as suas margens. “Dada a maior necessidade de compras de madeira de terceiros ao longo dos próximos meses, acreditamos que a companhia lutará para manter seu custo caixa próximo ao nível atual. Já quanto aos preços de celulose, embora sigamos vendo a oferta comprimida, o comportamento do mercado revendedor chinês pode ser alterado com o recrudescimento das medidas para controlar a Covid no país. Apesar de termos visto fortíssimas paradas programadas em 2021 e nos primeiros sete meses de 2022, já vislumbrarmos a obtenção de um número próximo ao de 2021, a possibilidade de não ocorrência destas ao longo dos próximos meses também pode alterar a dinâmica altista atualmente vista nos preços de hardwood”, explica.

Quanto à Petz, a Ativa diz que não enxerga melhora na rentabilidade da companhia no curto prazo com seu plano de expansão e para permitir a entrada de Rede DOr, com 5% da carteira, que acredita que irá apresentar um movimento de melhora dos seus resultados.

A inclusão da Localiza foi motivada por sua sólida gestão durante a baixa oferta de carros zero e a consolidação de negócios com a Unidas. “Acreditamos que a companhia passará bem pelos processos importantes que tem pela frente, com os ganhos de sinergia e com a renovação da sua frota a partir da volta gradual da disponibilidade de carros novos, além de no processo ter ganhos relevantes com o aumento no volume de venda de seminovos”, opinam.

Em relação à opção por Magazine Luiza, a Ativa diz que enxerga “com bons olhos” a estratégia de reduzir aos poucos sua dependência da demanda por bens duráveis. “Dessa forma, vemos ela bem-posicionada para continuar expandindo suas vendas expandindo sua base de clientes e rentabilizando cada vez mais o consumidor dentro da plataforma. Além disso, acreditamos que o valuation atual da companhia está muito descontado pelo cenário de alta de juros atual e que há uma grande distorção no preço de tela atual”, concluem.