Assaí esperamos um segundo semestre positivo com aumento da inflação

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São Paulo – A Assaí espera que o segundo semestre continue positivo para os negócios da companhia e para o segmento de atacarejo por conta da inflação, que deve persistir, e além do aumento das turbulências políticas por conta das eleições.

“No acumulado até junho, o cash and carry cresceu mais que outros segmentos, o que beneficia nosso aumento de receitas. A companhia cresceu mais de 20% e no segundo semestre, esperamos que a inflação alimentar persista, mas com menor impacto para o atacarejo devido à maior demanda por itens de menor agregado. E olhando o cenário, com eleições e pressão sobre os preços, temos uma perspectiva positiva”, disse Belmiro Gomes, diretor executivo do Assaí, em transmissão ao vivo realizada pela XP, no YouTube.

O diretor disse que a companhia deve seguir na sua estratégia de expansão e reiterou a meta de abrir de 25 a 28 novas lojas em 2021 e de faturar R$47 bilhões este ano, e outras 75 lojas até 2023, conforme anunciado em fevereiro. No primeiro semestre, a empresa abriu 19 lojas.

O executivo disse que a companhia sentiu o impacto da pandemia em algumas linhas de produtos voltados para pequenos empreendedores, que foram muito afetados pelas restrições comerciais, como por exemplo em margarinas com embalagens grandes. A companhia ainda está com receita negativa de 6% em volume de clientes desse segmento, que inclui estabelecimentos comerciais do setor de alimentação, como lanchonetes, restaurantes e cantinas escolares.

“Fizemos mudanças estruturais nas lojas e sortimento de produtos. Os novos modelos de lojas visam oferecer mais conforto ao cliente, para atender a migração das pessoas físicas para o atacarejo”, acrescentou.

A empresa não deve investir em e-commerce próprio e deve avançar a parceria com a Cornershop.

“Olhamos com cautela o e-commerce alimentar, as categorias são perecíveis, não tem alto valor agregado e o cliente do nosso setor busca preço. Então, entendemos que o e-commerce pode aumentar os nossos custos”, disse.

Por outro lado, a companhia não descarta investir em digitalização para categorias como leite condensado em detrimento de perecíveis.

“Queremos estar posicionadas, temos um nível de digitalização da parte interna, da nossa gestão, e isso se estende ao atendimento ao cliente”, acrescentou.

O executivo disse que 50% do terceiro trimestre já está em linha com o intervalo anterior, com aumento do fluxo de clientes, mas o número de clientes dentro das lojas ainda impactado pelas restrições sanitárias para evitar aglomerações.

“O cliente PJ também ainda está com medo de estocar alimentos, por temer novas restrições à abertura. Mas esperamos que eles voltem com mais força em setembro e outubro, principalmente segmentos que ainda não retomaram totalmente, como bares e baladas”, complementou.

AQUISIÇÕES E AÇÕES

A companhia também não descarta fazer aquisições e disse que segue analisando empresas, mas que a expansão orgânica segue sendo prioritária. “Muitas companhias têm uma expectativa de valor muito alta e não temos sentido dificuldade em expandir com abertura de lojas”, justificou.

Por fim, o executivo explicou que o recente desdobramento das ações da companhia, de uma para cinco, teve o objetivo de tornar a ação mais atraente para os investidores pessoas física.

“Éramos, nominalmente, a terceira ação em valor nominal, então, fizemos essa operação para ficar numa taxa de negociação dentro do nível do Ibovespa, o que facilita algumas comparações e assim, aumentar nossa abrangência entre as pessoas físicas”, finalizou.