Apesar de Plano de Recuperação Judicial da Americanas ser positivo, XP enxerga implicações a acionistas

716

São Paulo, 23 de março de 2023 – A XP Investimentos mantém sua recomendação sob revisão para Americanas depois que analisou a primeira versão de seu plano de recuperação judicial. Para os analistas, apesar do anúncio do plano de recuperação judicial poder ser visto como positivo – além de um novo passo para a reestruturação da companhia – a XP enxerga implicações importantes para os acionistas e estratégia da empresa.

Um dos exemplos é a diluição dos acionistas minoritários. O plano de recuperação judicial indica um aumento de capital de R$10 bilhões, assegurado pelos acionistas de referência, com esse montante podendo chegar a R$13 bilhões segundo notícias locais, o que levaria à uma forte diluição dos acionistas minoritários.

“Segundo nossa análise de sensibilidade, a depender do tamanho do aumento de capital e do preço de referência, a diluição poderia ser de ~90-93%, com os acionistas de referência atingindo 93% de participação na companhia.”

O plano da companhia destaca ainda possível venda do Hortifruti Natural da Terra, participação no Grupo Uni.co e de marcas de sua titularidade (Shoptime, Submarino, Sou Barato) como alternativas para levantamento de recursos. “Em nossa visão, é possível que a companhia redimensione sua operação e volte a focar no varejo físico, voltado para a conveniência, principal vertical de geração de caixa da empresa, com as iniciativas multicanais servindo apenas como um complemento”, conclui.