Ameaça de novo ataque ao aeroporto de Cabul segue ativa, diz Pentágono

370
Família afegã deixa Cabul / Foto: Stepnout / Flickr

São Paulo, 30 de agosto de 2021 – A ameaça de outro ataque terrorista visando o aeroporto de Cabul ainda é real e ativa, disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby. Ele, no entanto, não quis fornecer detalhes sobre o assunto sob o argumento de obstrução do trabalho dos militares em solo afegão e da inteligência dos Estados Unidos.

“Estamos em um momento particularmente perigoso. Não que antes não fosse, mas agora é particularmente perigoso”, afirmou ele em coletiva de imprensa. “Não vou dar detalhes do que está acontecendo para não comprometer nossa operação, mas seguimos trabalhando para mitigar essas ameaças como fizemos nos últimos dias”, acrescentou.

Ontem, o governo norte-americano informou que seus militares lançaram um ataque com drones visando supostos homens-bomba perto do aeroporto de Cabul em um momento no qual as horas finais da operação de evacuação se aproximam. O ataque de drone foi o segundo após a explosão que matou 13 militares norte-americanos e mais de 200 civis afegãos no Aeroporto Internacional Hamid Karzai na semana passada.

“Os comandantes em solo afegão têm a proteção que precisam para completar a operação de evacuação e acredito que nossas últimas ações mostraram que somos capazes de conter ameaças terroristas sem a presença ostensiva no Afeganistão. Ameaças terroristas não vêm só do Afeganistão, mas de todas as partes do mundo e estamos acostumados a lidar com isso”, disse Kirby.

COOPERAÇÃO COM TALIBÃ

O porta-voz do Pentágono informou ainda que os militares norte-americanos que estão no Afeganistão seguem em comunicação com líderes do Talibã para evitar conflitos durante as operações de evacuação do aeroporto de Cabul.

“Nossos comandantes em solo afegão permanecem em comunicação com os líderes do Talibã para evitar erros de cálculo e mal-entendidos e tratam também das operações de retirada e voos. Até agora essa comunicação tem sido eficaz”, afirmou ele em coletiva de imprensa.

Comunicado de mais de 90 países divulgado ontem indicou que o Talibã garantiu que cidadãos afegãos e estrangeiros com autorização para viagens internacionais poderão deixar o Afeganistão de forma segura.

“Temos a expectativa e o compromisso do Talibã de que os afegãos com vistos de viagem poderão ser transferidos para outros países e observamos as declarações públicas do Talibã confirmando esse entendimento”, diz a nota assinada por países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha.

DADOS DA EVACUAÇÃO

O major general Hank Taylor, que também participava da coletiva com Kirby, informou que nas últimas 24 horas, 1,2 mil pessoas foram retiradas do Afeganistão em 26 aviões norte-americanos. Segundo ele, até agora, 122 mil pessoas deixaram o país, incluindo 5,4 mil norte-americanos.

Os Estados Unidos e seus aliados têm até amanhã para concluir a operação de evacuação do Afeganistão. Ainda não está claro se após o vencimento do prazo final as forças estrangeiras continuarão a retirar pessoas do país.