Allos registra lucro líquido ajustado de R$ 235,3 mi e R$ 3,4 bi no 4º trimestre e no ano de 2023

147

São Paulo – O lucro líquido ajustado da administradora de shoppings centers ALLOS, resultado da combinação entre BR Malls e Aliansce Sonae, cresceu 30,5% no quarto trimestre de 2023 e somou R$ 235,3 milhões na comparação anual. A comparação foi em relação ao lucro pro-forma de R$ 180,3 milhões do mesmo intervalo de 2022. Em todo ano passado, o lucro líquido alcançou R$ 3,4 bilhões, ante R$ 644 milhões pro-forma de 2022.

A receita líquida ex-ajuste de aluguel linear foi de R$ 817,5 milhões, crescimento de 5,2% na mesma base de comparação. No ano, o indicador atingiu R$2,7 bilhões no ano, um avanço de 8% impulsionada pela performance de aluguéis e de resultado de estacionamento, ambos acima da inflação.

O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado sem o ajuste de aluguel linear do período foi de R$ 620,7 milhões, alta de 8,3% ante igual intervalo do ano anterior. A margem foi de 75,9%, 217 bps acima do 4T22.

De outubro a dezembro, a porcentagem de vendas no conceito mesmas lojas, que considera unidades abertas há pelo menos 12 meses, foi de 5,3%, de 9,2% no 4T22. As vendas totais cresceram 6,7% no período e totalizaram R$ 12,3 bilhões no 4T23.

A taxa de ocupação no trimestre alcançou 96,3%, retração de 100 bps na comparação com o mesmo período de 2022. A Área Bruta Total (ABL) da Allos ao final do período somava 1.995.983 metros quadrados, queda de 3,7% na mesma base de comparação.

Ao longo de 4 meses, a companhia fechou 18 transações, correspondendo a 6 desinvestimentos totais e 4 parciais. As operações, envolvendo 8 diferentes compradores, somaram R$1,8 bilhão, a um cap rate médio de 8,2%, disse a Allos em seu relatório financeiro e operacional do 4T23 e 2023.

“Ao final de 2023, com um portfólio de 47 shoppings próprios, e 58 no total entre próprios e administrados e considerando os desinvestimentos anunciados estamos confiantes nos resultados que o ecossistema da ALLOS pode continuar entregando. No ano de 2023, os shoppings próprios e administrados da Companhia somaram R$43 bilhões em vendas totais.”

PROJEÇÕES

Para 2024, a companhia informou as seguintes projeções gerenciais: atingimento de ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) entre R$1,97 bilhão e R$2,05 bilhões investimentos em expansões, revitalizações e manutenções (Capex) entre R$450 milhões e R$550 milhões e alavancagem entre 1,9 vez e 2,3 vezes a dívida líquida sobre o ebitda.

A companhia também revisou a projeção de sinergias derivada da combinação de negócios entre a Aliansce Sonae com a BR Malls, que originou a companhia, e estima em R$210 milhões anuais, a serem capturados até o final do ano de 2028, ante projeção anterior de R$ 180 a R$ 210 milhões anuais no mesmo período, divulgada em 23 de março de 2023.

Adicionalmente, a ALLOS informa que, do total estimado, R$81 milhões já haviam sido capturadas até 31 de dezembro de 2023.

A revisão de Guidance é fruto de estudo detalhado das oportunidades da combinação de negócios e reflete a expectativa da Companhia quanto aos resultados futuros.

Adicionalmente, devido à assinatura de novos projetos de multiúso e à revisão do potencial construtivo da Companhia em função dos desinvestimentos anunciados ao longo do segundo semestre de 2023, a projeção gerencial de Valor Geral de Vendas (VGV) dos projetos multiúso assinados até dezembro de 2023, que representa uma geração de caixa estimada para a Companhia e demais sócios dos shoppings em questão, foi substituída.

A nova estimativa de VGV dos projetos multiuso assinados até dezembro de 2023 é de R$3,6 bilhões, com geração de caixa estimada de R$430 milhões entre 2021 e 2033, dos quais R$115 milhões foram realizados até 31 de dezembro de 2023 e R$315 milhões a serem realizados até o final de 2033. A projeção original previa a estimativa de VGV de R$3,1 bilhões dos projetos multiuso assinados até março de 2023, com geração de caixa estimada de R$409 milhões entre 2021 e 2033. A projeção considera a participação de 100% nos ativos.

Em relação às projeções gerenciais de (i) EBITDA; (ii) Capex; (iii) Proposta de dividendos e (iv) Alavancagem divulgadas com relação ao ano de 2023:

i) Devido ao avanço observado nos indicadores operacionais e financeiros da Companhia, no ano de 2023, o EBITDA da ALLOS foi de R$2.017,4 milhões, superando o topo do intervalo da projeção gerencial de R$2,0 bilhões, em R$17,4 milhões ou 0,9%

ii) Devido às postergações de investimentos em função, principalmente, da retomada de grandes áreas nos shoppings ocorridas no ano de 2023, os investimentos em expansões, revitalizações e manutenções totalizaram R$350,1 milhões em 2023, ficando abaixo 12,5% do limite inferior do intervalo da projeção gerencial de Capex, de entre R$400 milhões e R$480 milhões.

iii) A administração da ALLOS confirma que levará para aprovação em Assembléia Geral Ordinária a ser realizada em 30 de abril de 2024, a proposta de distribuição de dividendos correspondentes a 50% do FFO apurado no exercício de 2023.

iv) Em função dos recebimentos de caixa referente aos desinvestimentos concluídos no quarto trimestre de 2023, a alavancagem de 2023 fechou em 2,0x Dívida Líquida / EBITDA, 0,1x a menor que o limite inferior da projeção de 2,1x a 2,4x Dívida Líquida / EBITDA.