Ações de telecom sobem após ministros do STF defenderem redução de impostos

521

São Paulo – As ações das empresas de telecom sobem após seis dos onze ministros do Supremo Tribunal (STF) defenderem a redução de impostos para o setor, baseados na argumentação de que esses serviços devem ser considerados essenciais e taxados como tal. Perto do fechamento, às 17h50 (horário de Brasília) as ações ordinárias da Telefônica Brasil (VIVT3), da Tim (TIMS3) e da Oi (OIBR3) registraram altas de 5,60%, 4,99% e 3,40% respectivamente. No caso da Oi, os papéis preferenciais (OIBR4) também registraram alta de 0,67%.

Segundo a corretora Ativa, a tese do STF está baseada em processo iniciado em Santa Catarina, estado que cobra 25% de ICMS de companhias de telecomunicações, ao passo que cobra apenas 17% de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de serviços considerados essenciais. O processo argumenta que os serviços de telecomunicações devem ser considerados essenciais, tese com a qual o STF concorda.

“A notícia é positiva para as ações do setor de telecomunicações, ainda que as empresas não consigam capturar tudo isso como ganho de margem, já que a redução de preços deve aumentar a demanda pelos serviços ofertados”, afirmou a Ativa, em nota.

Camila Brunelli / Agência CMA