São Paulo – As ações de educação foram o destaque positivo da Bolsa nesta segunda-feira, após o candidato do PT à presidência manifestar desejo de aumentar os investimentos no setor de educação, segundo análise da Ativa Investimentos. As ações da Yduqs (YDUQ3) lideraram a ponta do Ibovespa, subindo 14,10%, a R$ 12,30, seguidas pela Cogna (COGN3), que avançou 9,76%, a R$ 2,81. O índice subiu 2,32%.
O candidato Luís Inácio Lula da Silva disse que quer universalizar o acesso ao ensino superior e defendeu que os recursos destinados à área sejam vistos como forma de alavancar o país. “Esse dinheiro não pode ser considerado gasto, tem que ser considerado investimento”, enfatizou.
Para ele, os investimentos em educação trazem diversos ganhos. “A educação é o retorno mais extraordinário que a gente tem, e não é medido financeiramente, é medido na qualidade da sociedade que a gente tá criando, na qualidade das coisas que a gente produz, nas nossas relações internacionais, na nossa competitividade”, acrescentou.
O candidato também recebeu os apoios do ex-ministro da Educação, Cristovam Buarque, e do ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (União Brasil), além de Marina Silva (Rede), Guilherme Boulos (Psol) e João Vicente Goulart (PCdoB).
Com informações da Agência Brasil.