Ações da Petrobras fecham em queda seguindo petróleo e ruídos políticos

601
Foto: Divulgação/Petrobras

São Paulo – Os papéis da Petrobras voltam a cair em meio à instalação de uma possível Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da companhia, possível mudança na Lei das Estatais e declarações do presidente Jair Bolsonaro contra a companhia. O papel ordinário PETR3 fechou em queda de 0,63% e o preferencial teve baixa de 0,44% nesta quarta-feira, em dia de forte queda das ações do setor.leia

O presidente da República Jair Bolsonaro disse hoje que o indicado pelo seugoverno à presidência da empresa, Caio Mário Paes de Andrade, irá demitir a diretoria ao assumir. No entanto, a nomeação ainda será analisada pelo conselho de administração da petrolífera, na próxima sexta-feira (24).

O governo federal também articula para alterar a Lei das Estatais, para alterar a governança da companhia, enquanto o PL coleta assinaturas para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as regras de preços utilizadas pela empresa. Até o momento, a CPI já alcançou 133 assinaturas favoráveis à sua criação, segundo informações da CNN Brasil.

Para Leandro Petrokas, diretor de Research e sócio da Quantzed, empresa de tecnologia e educação financeira para investidores, “Petrobras com grandes incertezas com a troca de presidente, troca de ministro de Minas e Energia, movimentos do congresso atacando a empresa. Vemos que as ações do topo do ano da Petrobras no dia 23/05 até hoje já caíram por volta de 17% no preço atual, então o mercado está de mau humor com a empresa”, avalia.

“Tivemos Bolsonaro dizendo que futuro presidente Caio Mário deve trocar diretoria da estatal quando assumir o posto e o conselho de administração poderá alterar política de preços que prevê paridade com cotação internacional do petróleo. Essa questão do preço dos combustíveis gera muita pressão na inflação e risco de greve dos caminhoneiros”, acrescentou.

O analista também aponta que o setor de petróleo vem mostrando um certo arrefecimento da pressão compradora dos últimos meses e as ações do setor apanharam bastante no pregão de hoje. As ações da Petro Rio (PRIO3), PetroRecôncavo (RECV3) e 3R Petróleo (RRRP3) caíram 6,51%, 6,84% e 5,62%.