Ação da Hapvida cai após mudanças no comando com avaliação negativa de analistas

1049
Divulgação/Hapvida

São Paulo – A ação da Hapvida recua após a companhia anunciar mudanças no seu comando, o que pegou o mercado de surpresa. Às 15h27 (horário de Brasília), o papel HAPV3, que está entre os 13 mais negociados do Ibovespa, caía 3,39%, a R$ 5,39 e está entre as maiores quedas do Ibovespa, que também recua 0,18%.

A Hapvida (HAPV3) acaba de anunciar a renúncia de Irlau Machado dos cargos de Co-CEO e de conselheiro (além de outras funções). Jorge Pinheiro que também atuava como Co-CEO se tornará o único CEO da companhia.

A XP considera o anúncio negativo, citando que apesar da estrutura de Co-CEOs ter gerado uma série de dúvidas quanto à forma como a companhia seria conduzida após a fusão, a saída de Irlau não era esperada para o curto-prazo.

“Irlau foi o CEO do Grupo Notre Dame Intermédica que conduziu a empresa por grande parte do processo de consolidação, e conhecia melhor as regiões e os ativos legado da GNDI. Além disso, a saída sinaliza alguma dificuldade de a Hapvida manter executivos chave em seu quadro. Esperamos uma reação negativa do mercado hoje”, comentou o analista Rafael Barros, da XP. A XP tem recomendação de compra para a ação da Hapvida (HAPV3), com preço-alvo de 7,90.

O Itaú BBA disse que como a empresa já havia começado a unificar a equipe de gestão, não esperava que a estrutura do Co-CEO durasse muito mais tempo, mas os termos anunciados não atenderam totalmente às suas expectativas.

“Por um lado, o fim da estrutura do Co-CEO deve trazer maior eficiência com menos redundância de cargos e predominância de uma cultura e eliminar o excesso que acreditamos estar pesando no papel, causado pela antecipação da saída de um dos CEOs. Por outro lado, os termos de saída foram um pouco diferentes daqueles que prevíamos. Como o Sr. Machado era um executivo conceituado, preferíamos vê-lo ainda desempenhando um papel na empresa como membro do conselho. Adicionalmente, esperamos entender melhor o risco do Sr. Machado ingressar em um concorrente, uma vez que o fato relevante não menciona cláusulas não concorrenciais”, comentaram.

O Itaú tem recomendação de compra em HAPV3 com preço-alvo de R$ 10,00 para 2023.