Johnson discorda de Justiça e reitera que entregará Brexit

662

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, discordou da decisão da Suprema Corte de considerar ilegal a suspensão do Parlamento, e reiterou que vai entregar o Brexit no prazo atual de 31 de outubro.

“Eu discordo do que a Justiça decidiu, eu não acho que é correto, mas vamos seguir em frente e corresponder”, disse ele a repórteres, em Nova York.

A Suprema Corte decidiu que Johnson agiu ilegalmente ao suspender o Parlamento por cinco semanas a partir de 9 de setembro, até 14 de outubro. O presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow, disse que o Parlamento do Reino Unido retomará suas atividades amanhã.

“Eu acho que há um bom caso para ter o discurso da rainha”, afirmou Johnson aos repórteres. Ele havia justificado o pedido de suspensão do Parlamento para preparar um novo programa de política nacional.

O premiê britânico afirmou que não será dissuadido de cumprir o prazo para siar do bloco europeu. “Vamos entregar o Brexit em 31 de outubro. Os reivindicantes neste caso estão determinados a tentar frustrar isso, a impedir isso”, afirmou. “Acho muito infeliz se o Parlamento tiver esse objetivo”.

Questionado sobre como fará isso, uma vez que a lei impede uma saída da UE sem acordo sem a aprovação do Parlamento, Johnson afirmou que está tentando fechar um bom acordo com a UE, e para ele a decisão da Justiça não facilita isso. “Estou esperançoso de que vamos chegar a um acordo.”