RADAR: Atenção a dados de atividade, Selic e Sabesp

570

Por Gustavo Nicoletta e Wilian Miron

São Paulo – Com os principais assuntos da semana girando em torno da reforma da Previdência e da política monetária do Banco Central, e nenhum evento relacionado a estes dois temas hoje, os investidores devem focar a atenção em notícias corporativas e em indicadores econômicos.

No âmbito dos indicadores, o índice de confiança do consumidor medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) subiu pelo segundo mês consecutivo em setembro, mas por causa das expectativas em relação ao futuro, já que a avaliação sobre a situação atual piorou.

Além disso, o relatório Focus, publicado pelo Banco Central, mostrou que os economistas mantiveram a previsão para a taxa básica de juros, a Selic, em 5% para o fim de 2019 e o fim de 2019, mas reduziram a previsão para a taxa ao fim de 2021, de 7,00% para 6,75%.

No exterior, dados mostraram que houve desaceleração no ritmo de crescimento do setor de serviços da Alemanha e um aumento no grau de contração da indústria do país em setembro. O resultado foi semelhante na zona do euro.

No âmbito corporativo, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) assinará hoje uma carta compromisso prevendo o aditamento do contrato de prestação de serviços com o município de Guarulhos (SP).

A Sabesp divulgou as metas de qualidade que serão usadas para aumentar ou diminuir a tarifa cobrada pela empresa a partir de 2020. As metas estão relacionadas a quatro componentes do Indice Geral de Qualidade (IGQ), um indicador elaborado pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia de São Paulo (Arsesp).

O diretor presidente e de relações com investidores da Gafisa, Roberto Luz Portella, renunciou ao cargo na sexta-feira (20). A saída ocorre após ter sido concluída a primeira fase de uma reestruturação interna, disse a empresa.

A Anima abriu no sábado (21) um período de 30 dias para que acionistas que discordaram do acordo feito entre a companhia com a Vidam e a Ages peçam reembolso das ações que possuem na empresa – o chamado direito de recesso.

A Eletrobras e a Petrobras assinaram um aditivo ao instrumento de assunção de dívidas para a antecipação de R$ 8,4 bilhões dos recebíveis da Eletrobras referentes à integralidade das dívidas confessadas em 2014 pelo sistema Eletrobras e com vencimento original em 2025.

A Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) contratou 127,9 MW médios de energia incentivada solar e eólica pelo prazo de 15 anos.

O conselho de administração da Usiminas aprovou a emissão de R$ 2 bilhões em debêntures pela 7 emissão da companhia. A emissão será em duas séries e os recursos serão destinados ao pré-pagamento das dívidas contratadas junto ao Banco do Brasil, Itaú-Unibanco e Bradesco, além dos debenturistas da 6 emissão.

O conselho de administração da Oi elegeu Rodrigo Modesto de Abreu para assumir o cargo de diretor estatutário da companhia, com funções específicas de Chief Operational Officer (COO).

A Ambev firmou parceria com a Cervecería Modelo do Chile para a importação, licenciamento e distribuição dos produtos da marca Corona no Brasil, no Chile e na Guatemala.