População da India ultrapassará a da China em 2023, diz ONU

668

A população mundial chegará a 8 bilhões de pessoas em 2022 no dia 15 de novembro, e a India terá mais pessoas que a China em 2023, passando a ser o país mais populoso do mundo. a projeção faz parte de um levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado hoje, 11 de julho, dia Mundial da População.

Este número é alcançado 11 anos depois de quando o mundo passou a ter 7 bilhões de pessoas em 2011, mas, em cerca de 2/3 das pessoas moram em locais onde a taxa de fecundidade está em 2,1 nascimentos por mulher. Essa taxa, segundo a ONU, era de 4,5 filhos na década de 1970 e de 2,5 em 2015. A expectativa de vida subiu: de 64,6 anos na década de 90 para 72,6 anos em 2019.

A ONU também outros fatos que impactaram o mundo nos últimos anos, como a pandemia da Covid-19, que matou mais de 6 milhões de pessoas, as mudanças climáticas, o número de refugiados por guerra ou violência, de 100 milhões de pessoas.

O lado positivo, para a ONU, deste importante marco é o progresso da ciência. “É uma marca de progresso na medicina e nos sistemas de saúde, uma medida de melhorias na educação e no desenvolvimento, um marco na sobrevivência humana. Além disso, os níveis decrescentes de fecundidade indicam que muitas mulheres e meninas estão cada vez mais capazes de exercer controle sobre suas próprias escolhas reprodutivas”.

Por outro lado, esse progresso não chega de forma equânime para as 8 bilhões de pessoas. “Com base no gênero, etnia, classe, religião, orientação sexual, deficiência e origem, entre outros fatores, muitos ainda estão expostos à discriminação, assédio e violência. Não fazemos nenhum favor a nós mesmos quando negligenciamos aqueles que ficaram para trás”, informa o documento.

A diretora executiva do UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), Natalia Kanem, disse que esse número é importante, mas ainda assim há muito a fazer. “Um mundo resiliente de 8 bilhões, um mundo que defende os direitos e escolhas individuais, oferece infinitas possibilidades possibilidades para pessoas, sociedades e nosso planeta compartilhado prosperarem e prosperarem”.