Ações da Braskem sobem com rumores sobre novo prazo de venda

577
Foto: Divulgação/Braskem

São Paulo – As ações da lideram as altas do Ibovespa nesta terça-feira após notícia de que o prazo para recebimento das propostas não-vinculantes de compra da fatia da Novonor (antiga Odebrecht) na Braskem, que se encerraria nesta quarta-feira, 30 de junho, foi estendido até 9 de julho a pedido de potenciais compradores, divulgada pelo jornal “Valor Econômico”.

Às 15h53 (horário de Brasília), as ações BRKM5 subiam 4,90% a R$ 59,06.

A Novonor é controladora da companhia, com 38,3% do capital total e 50,1% do capital votante, enquanto a Petrobras detém 36,1% e 47,0%, nas mesmas bases, e o restante das ações no mercado correspondem a 25,6% e 2,9%, respectivamente.

Segundo o jornal, a nova data foi comunicada ontem pelo Morgan Stanley aos participantes do processo, citando fontes que acompanham a operação. Pelo menos dois interessados pediram mais tempo para elaborar uma NBO (do inglês non-binding offer).

Em comentário a clientes, a Levante Investimentos disse que, segundo a Novonor, o processo está bastante competitivo e faz parte dos principais requisitos de sua recuperação judicial, mas não há urgência em fechar o negócio, e lembra que a disputa já conta com grandes fundos de investimentos como Advent, Blackstone e Mubadala, assim como companhias atuantes no setor como Sinopec e LyondellBasell.

“A venda está sendo coordenada em um momento de margens recordes para o setor petroquímico e balanço bastante favorável para a Braskem. Além do mais, a prorrogação da Reiq (Regime Especial da Indústria Química), que reduz as alíquotas dos tributos federais sobre produtos químicos de primeira e segunda geração, vem ajudando na competitividade”, disse a corretora.