Yellen diz ao Senado que EUA enfrentam níveis “inaceitáveis” de inflação

598
Yellen Tesouro EUA
A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen / Foto: Federal Reserve

São Paulo – A secretária do Tesouro, Janet Yellen, disse que os Estados Unidos enfrentam níveis “inaceitáveis” de inflação e uma postura orçamentária é necessária para ajudar a aliviar as pressões inflacionárias sem prejudicar o desempenho da economia.

“Atualmente, enfrentamos desafios macroeconômicos, incluindo níveis inaceitáveis de inflação, bem como os ventos contrários associados às interrupções causadas pelo efeito da pandemia nas cadeias de produção e os efeitos dos distúrbios do lado da oferta nos mercados de petróleo e alimentos resultantes da guerra da Rússia na Ucrânia”, disse Yellen durante um discurso no Senado noirte-americano.

Yellen discursa hoje no Comitê de Finanças do Senado dos Estados Unidos. Ela ainda disse que elementos do projeto de gastos proposta pelo presidente Joe Biden poderiam ajudar a reduzir os custos para os americanos, incluindo medicamentos e iniciativas de energia limpa.

Na semana passada, Yellen disse que estava errada quando disse em 2021 que a inflação representava apenas um pequeno risco e não era provável que fosse um problema. Na ocasião, a secretária classificou o risco de inflação como “pequeno” e “gerenciável”, alegando que ela não antecipou que a alta de preços persistiria.

“Acho que eu estava errada na época sobre o caminho que a inflação tomaria”, disse Yellen na época. “Como mencionei, houve choques e imprevistos grandes na economia que impulsionaram os preços de energia e alimentos, e gargalos de oferta que afetaram muito nossa economia que eu não entendia completamente. Mas nós reconhecemos isso agora”.