Volkswagen anuncia investimento de 1 bilhão de euros no Brasil e América Latina

492

São Paulo – A montadora alemã Volkswagen revelou nesta terça-feira (4) seus planos de investimento na América Latina, com destaque para o Brasil. A empresa anunciou um investimento de 1 bilhão de euros para impulsionar seu crescimento na região, com o objetivo de expandir sua participação de mercado em 40% até 2027.

Segundo o comunicado oficial, o investimento será direcionado especialmente ao “desenvolvimento de motores de combustão a etanol” e ao lançamento de “novos modelos”. A Volkswagen pretende promover a comercialização de 15 novos modelos de veículos elétricos e “flex-fuel” até 2025, incluindo carros híbridos em sua linha de produtos.

“Até o final de 2023, a empresa traz para o Brasil seus primeiros modelos totalmente elétricos – o Volkswagen ID.4 e ID.Buzz. No total, o mercado automotivo sul-americano deve crescer 11% ao ano até 2030 – tornando-se um dos mercados que mais crescem no mundo”, informou a empresa.

De acordo com o comunicado, a Volkswagen reconhece a América do Sul como um “mercado automobilístico de rápido crescimento” de importância estratégica.

“A equipe local conseguiu redirecionar o rumo nos últimos anos e melhorar de forma duradoura a rentabilidade e a competitividade. Agora é uma questão de continuar trabalhando na posição de custos”, disse Thomas Schafer, diretor-geral da marca.

Esse anúncio do investimento ocorre no momento em que a Volkswagen celebra seu 70º aniversário de fundação no Brasil. Ao longo dessas sete décadas, a montadora estabeleceu uma sólida presença no mercado brasileiro e busca fortalecer ainda mais sua posição como uma das principais fabricantes de veículos no país.