“Visita honra compromisso dos EUA com a vibrante democracia de Taiwan”, diz Pelosi

695
A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi / Foto: Nancy Pelosi

São Paulo – A presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, disse que sua visita à Taiwan – que a China considera uma província rebelde do seu território, honra o comprometimento inabalável dos norte-americanos em dar “apoio à vibrante democracia de Taiwan”.

“A visita da nossa delegação do Congresso a Taiwan honra o compromisso inabalável da América em apoiar a vibrante democracia de Taiwan”, disse Pelosi num comunicado. “Nossas discussões com a liderança de Taiwan se concentrarão em reafirmar nosso apoio ao nosso parceiro e na promoção de nossos interesses compartilhados, incluindo o avanço da região Indo-Pacífico livre e aberta”, completou.

A visita de Pelosi à Taiwan gerou respostas de Pequim, que divulgou uma movimentação militar próximo à ilha. É a primeira vez em 25 anos que um presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos visita Taiwan.

Pelosi buscou reforçar que sua visita não contradiz as relações que os Estados Unidos têm com Taiwan e China, trazendo luz a outras comitivas de congressistas do seu país à ilha.

“Nossa visita é uma das várias delegações do Congresso à Taiwan – e isso de forma alguma contradiz a política de longa data dos Estados Unidos, guiada pela Lei de Relações de Taiwan de 1979, comunicados conjuntos EUA-China e as Seis Garantias”, acrescentou Pelosi.