Via diz que operações de risco sacado estão registradas nas suas demonstrações financeiras

992

São Paulo – A Via divulgou comunicado ao mercado após o fechamento do pregão desta quinta-feira (13/01) que, em relação aos eventos recentes ocorridos no setor no que se refere às operações de risco sacado (convênio) que todas essas operações estão registradas nas suas demonstrações financeiras, em conformidade com as normas internacionais de contabilidade.

A companhia refere-se às inconsistências contábeis de R$ 20 bilhões encontradas pela Americanas na última quarta-feira, que referem-se a esse tipo de operação, conforme explicado pelo ex-presidente da companhia, Sergio Rial.

Adicionalmente, a Via disse que publica os respectivos montantes dessas operações nas demonstrações financeiras e nos materiais de divulgação de resultados trimestrais e anuais.

“Para fins de referência, no 3 trimestre de 2022 e anteriores, detalhamos a respectiva operação em uma linha específica no Balanço Patrimonial denominada Fornecedores Convênio e na nota explicativa 14.a, na qual descrevemos a operação, incluindo a taxa de juros média incidente”, explicou a varejista, no comunicado.

Por fim, a Via esclarece que as despesas de juros são registradas no resultado da companhia como despesa financeira.