Via, Americanas e Magazine Luiza estão no top 30 do ranking de free float alugado, diz TC Matrix

955
E-commerce

São Paulo – A TC Matrix, casa de análise e consultoria do Traders Club (TC), informou nesta segunda-feira que as três grandes varejistas digitais listadas em bolsa Via (VIIA3), Americanas (AMER3) e Magazine Luiza (MGLU3) agora fazem parte do top 30 do ranking do nível de free float alugado, indicando perspectivas pessimistas para este setor, em relatório sobre o serviço de empréstimo de valores mobiliários (aluguel de ativos).

A análise também informa a variação semanal, percentual do free float da classe do ativo alugada, taxas contratadas e dias necessários para que o aluguel seja liquidado (finalizado). A amostra é composta pelas ações que compõem o Indice Brasil Amplo (IBrA B3) e pelos 10 ETFs com maior volume de negociação da B3 no último mês.

Outras empresas do segmento comercial, estas com maior presença no varejo físico, também se mantiveram no top 30 do ranking do nível de free float alugado C&A (CEAB3), Petz (PETZ3) e Lojas Marisa (AMAR3). Incluindo o varejo online, o segmento possui agora seis representantes no top 30 deste indicador, ultrapassando o setor de construção civil, que conta com cinco representantes MRV (MRVE3), Cyrela (CYRE3), Eztec (EZTC3), Trisul (TRIS3) e Tenda (TEND3).

Os ativos Assaí (ASAI3) e Fertilizantes Heringer (FHER3) apresentaram as maiores variações positivas no valor médio da taxa de aluguel semanal (+13,3pp e +12,0pp, respectivamente), integrando o top 3 deste indicador.

Ainda segunda a análise, esta última semana manteve a tendência de queda no nível de free float alugado nos principais ETFs de Ibovespa (BOVA11, BOVV11 e BOVX11), seguindo a queda no nível de free float alugado também no ETF ligado ao S&P500 (IVVB11).