Vendas pendentes de imóveis nos EUA caem 2,2% em novembro ante outubro

503

São Paulo – O Índice de Vendas Pendentes de Imóveis Residenciais dos Estados Unidos caiu 2,2% em novembro ante outubro, para 122,4 pontos, segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Corretores de Imóveis (NAR, na sigla em inglês). A previsão era de alta de 0,8%.

Em relação a novembro do ano passado, houve baixa de 2,7% nas vendas pendentes de imóveis.

“Houve menos ações pendentes de venda de casas desta vez, que eu atribuiria à baixa oferta de moradias, mas também aos compradores que estão hesitando devido aos preços das casas”, disse Lawrence Yun, economista-chefe da NAR. “Embora eu não espere uma redução de preços, nem mais um ano de ganhos recordes, o mercado verá mais estoque em 2022 e isso ajudará alguns consumidores com recursos”, afirmou.

“Só a concorrência dos compradores é implacável, mas quem procura imóveis também teve que lidar com os impactos negativos das interrupções da cadeia de suprimentos e da escassez de mão-de-obra este ano”, disse ele. “Esses aspectos, juntamente com os preços exorbitantes e a falta de casas disponíveis, criaram uma temporada de compras muito mais difícil”, completou Yun.