Vendas pendentes de imóveis dos EUA caem 1,1% em outubro ante setembro

531
Cidade de Nova York / Foto: Casa Branca

São Paulo — O Índice de Vendas Pendentes de Imóveis Residenciais dos Estados Unidos caiu 1,1% em outubro ante setembro, para 128,9 pontos, segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Corretores de Imóveis (NAR, na sigla em inglês). A previsão era de alta de  2,0%.

Em relação a outubro do ano passado, houve alta de 20,2% nas vendas pendentes de imóveis. Segundo o economista chefe da NAR, Lawrence Yun, tanto o estoque de casas à venda quanto as taxas de hipotecas estão agora em níveis baixos históricos.

“As transações residenciais pendentes tiveram uma pequena queda em relação ao mês anterior, mas ainda superaram facilmente os números do ano passado para outubro”, disse Lawrence Yun, economista-chefe do NAR. “O mercado imobiliário ainda está aquecido, mas podemos começar a ver o aumento dos preços das casas prejudicando a acessibilidade.”

“A combinação desses fatores – moradias escassas e taxas baixas – além da demanda muito forte empurrou os preços das casas para níveis que estão tornando difícil economizar para um pagamento inicial, especialmente entre os compradores de primeira viagem, que não têm o luxo de usar o patrimônio imobiliário de uma venda para usar como entrada”, disse Yun.