Vendas no Varejo crescem 1,1% em novembro, base anual, segundo o ICVA

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São Paulo, SP – As vendas no Varejo em novembro cresceram 1,1%, descontada a inflação, em comparação com igual mês de 2021. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o Indice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) apresentou alta de 10,3%.

De maneira geral, efeitos de calendário beneficiaram o índice. Houve uma quarta-feira, dia de comércio mais ativo, a mais e uma segunda-feira a menos que em novembro de 2021. Além disso o feriado de 15 de novembro caiu numa terça-feira, o que provocou um prolongamento de quatro dias; enquanto no ano passado o feriado caiu numa segunda-feira.

De acordo com Vitor Levi, superintendente de dados e inovação da Cielo, o comércio continua em recuperação. “Novembro marcou o 13 mês seguido de alta nas vendas. O mês foi ajudado pela Black Friday, quando varejistas fizeram promoções e os consumidores anteciparam compras. Do início do mês até a véspera da data comemorativa, houve um crescimento de 15,6% ante o período comparável do ano anterior”. Ainda de acordo com Levi, a Copa do Mundo beneficiou em especial o segmento de bares, que chegou a faturar até 60,9% a mais em dias de jogos do Brasil.

INFLAÇÃO

O Indice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, apontou alta de 5,90% no acumulado dos últimos 12 meses, com alta de 0,41% em novembro. Os grupos de Transportes e Alimentação e Bebidas foram os que mais pressionaram a inflação. Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado foi de 9,03% em novembro, desacelerando em relação ao índice registrado no mês anterior.

SETORES

Descontada a inflação e com o ajuste de calendário, os macrossetores de Bens Não Duráveis e Serviços registraram crescimento em relação a outubro de 2021. Já Bens Duráveis e Semiduráveis sofreu queda. O destaque no macrossetor de Bens Não Duráveis foi Postos de Gasolina. No macrossetor de Serviços, um dos segmentos que mais colaboraram para a alta foi Turismo e Transporte. Já o macrossetor de Bens Duráveis, que desacelerou, foi impactado negativamente pelo segmento de Vestuário.

REGIÕES

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, quatro regiões apresentaram crescimento em relação a outubro do ano passado. A região Sul registrou alta de 3,2%, seguida da região Norte (+1,8%), Nordeste (+1,6%), e Centro-Oeste (+0,4%). Somente a região Sudeste apresentou queda nas vendas:- 0,1%.

Segundo o ICVA nominal com ajuste de calendário na comparação com outubro de 2021, as vendas na região Sul cresceram 11,8%, seguida da região Sudeste (+10,2%), Nordeste (+9,0%), Norte e Centro-Oeste, ambas com alta de 8,4%.