Variante Ômicron chega à China; cidades decretam lockdown

Foto: Freeimages.com/ Martin Boulanger

São Paulo – Duas infecções locais de covid na cidade chinesa de Anyang, província de Henan, no centro da China, foram confirmadas como causadas pela variante Ômicron, disseram as autoridades locais na segunda-feira. As informações são da agência Xinhua.

Acredita-se que os dois pacientes estejam ligados à mesma cadeia de transmissão dos casos locais existentes no distrito de Jinnan, no município de Tianjin, no norte da China, de acordo com as autoridades da cidade.

Anteriormente, Tianjin detectou seus dois primeiros casos confirmados transmitidos localmente de Ômicron no novo surto da doença. Com base na investigação epidemiológica e nos resultados do sequenciamento de genes, a fonte das infecções por covid em Anyang foi identificada como um estudante universitário que voltou do distrito de Jinnan vindo de Tianjin em 28 de dezembro de 2021.

No final de 2021, a cidade de Xian entrou em lockdown para conter um surto de coronavírus. Com o surgimento da variante Ômicron na China, outras cidades já decretaram quarentena para evitar que a cepa se espalhe. A nova variante também causa outra preocupação: a realização dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim, que começam no dia 4 de fevereiro.