Varejo cresce 24,8% no primeiro semestre no Estado de São Paulo

488
Foto: Pexels

São Paulo, SP – A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP) informou hoje que o varejo paulista apresentou um aumento de 24,8% nas vendas no primeiro semestre de 2022 . O balanço realizado pela entidade aponta que o setor varejista mostra sinais de recuperação e segue otimista para o segundo semestre.

De acordo com a pesquisa, o impacto positivo foi sentido durante os primeiros seis meses do ano, já que as vendas mostraram um bom desempenho desde janeiro. Somente no mês de junho, o setor demonstrou um acréscimo de 5,9% quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Em 2021, mesmo com os avanços na flexibilização do Plano São Paulo, o varejo não atingiu o volume de vendas de 2019. A redução no horário de funcionamento e a capacidade limitada de receber os clientes no ambiente físico impactaram diretamente o volume de vendas que, consequentemente, apresentaram um baixo índice. Já em 2022, o avanço da vacinação e o aumento da confiança do consumidor possibilitaram um cenário mais animador.

Segundo os lojistas, o Dia das Mães foi a data sazonal que mais contribuiu para o alto volume de vendas. O setor de vestuário e calçados foi o que apresentou melhor desempenho, seguido de eletrônicos e cosméticos.

O presidente da FCDLESP, Maurício Stainoff, disse que com os estabelecimentos abertos e funcionando normalmente, as datas comemorativas voltam a apresentar um bom desempenho de vendas, além do aumento no fluxo de pessoas. “Neste ano, bares e restaurantes devem receber 30% a mais de clientes, o que dá sinais de recuperação em um setor totalmente afetado pela pandemia”, explica Stainoff.

A entidade reforça que a alta da inflação e o desemprego refletem diretamente no desempenho do setor. Por isso, medidas como a liberação do FGTS, pagamento 13 salário e programas governamentais são essenciais para a manutenção ativa do varejo.

O comércio varejista espera ainda que a Copa do Mundo atraia mais pessoas às lojas e estima um aumento de 12% no fluxo de vendas. A expectativa é de que, com as datas sazonais do período, como Dia das Crianças e Black Friday, as lojas recebam uma demanda maior de compra.

“O varejo tem apresentado bons índices, o que ajuda na recuperação. Com o avanço na vacinação, podemos falar, na prática, de uma retomada do varejo. Esperamos que até o final do ano, as vendas se equilibrem com o último ano antes da chegada da pandemia, 2019”, conclui Stainoff.

 

Copyright 2022 – Grupo CMA