Vantagem de Biden para Trump cai dez pontos em pesquisa da CNN

391
O democrata Joe Biden em discurso / Foto: Campanha de Joe Biden

São Paulo – A vantagem do provável candidato democrata às eleições de 3 de novembro nos Estados Unidos Joe Biden com relação ao atual presidente Donald Trump diminuiu para quatro pontos, de acordo com pesquisa da CNN, que mostra ainda que o ex-vice-presidente tem uma margem de um ponto nos chamados battleground states, estados que não tem um partido definido.

De acordo com o levantamento, 50% dos eleitores registrados apoiarão Biden, enquanto 46% dizem que apoiarão Trump. Os resultados marcam uma redução significativa da distância entre os dois desde junho, quando uma pesquisa da CNN deu a Biden uma vantagem de 14 pontos sobre Trump.

A disputa é ainda mais acirrada nos 15 estados chamados de roxos (nem vermelho nem azul) ou battleground states, onde Biden aparece com 49% de apoio e Trump 48%, ainda de acordo com a pesquisa.

Na eleição de 2016, Trump conquistou dez desses estados de forma decisiva e que o levaram à vitória, enquanto a candidata democrata Hillary Clinton levou apenas cinco deles.

A pesquisa da CNN foi conduzida pelo SSRS de 12 a 15 de agosto entre uma amostra nacional aleatória de 1.108 adultos por telefone, incluindo 987 eleitores registrados. A pesquisa também inclui uma amostra de residentes de 15 battleground states para uma subamostra total de 636 adultos e 569 eleitores registrados desses estados.

Os resultados da amostra completa têm uma margem de erro para mais ou para menos de 3,7 pontos percentuais.