Vale Metais Básicos assina acordo para obrigação de desinvestimento da PTVI

238
Pilha de briquete. Foto: Divulgação/Vale.

São Paulo, SP – A Vale Metais Básicos anunciou hoje (17) que sua subsidiária Vale Canada Limited (VCL) assinou um acordo de princípios gerais (heads of agreement) com a PT Mineral Industri Indonesia (MIND ID) e a Sumitomo Metal (SMM) relativo à obrigação de desinvestimento de uma participação acionária de aproximadamente 14% na PT Vale Indonesia Tbk (PTVI) da VCL e da SMM para a MIND ID.

Após a conclusão, a empresa estatal de mineração MIND ID se tornará a maior acionista da PTVI, detendo aproximadamente 34% das ações emitidas, com a VCL e a SMM detendo aproximadamente 33,9% e aproximadamente 11,5%, respectivamente. Uma estrutura de governança equilibrada apoiará tanto a estabilidade quanto o crescimento das operações contínuas da PTVI.

“Este acordo reforça o nosso compromisso de promover de forma sustentável a indústria de níquel da Indonésia, a partir de nossa história de 55 anos de operação no país. Como fornecedor referência de níquel de baixo carbono produzido de forma responsável e de outros metais críticos para a transição energética, estamos motivados para trabalhar dentro da nova estrutura acionária com nossos parceiros para apoiar o downstreaming do país e oferecer um forte valor econômico para os nossos stakeholders e comunidades no longo prazo”, afirmou a CEO da Vale Metais Básicos e Presidente do Conselho de Comissários da PTVI, Deshnee Naidoo.

O acordo foi assinado em paralelo à reunião de líderes da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC, da sigla em inglês), em uma cerimônia que contou com a presença do presidente da Indonésia, Joko Widodo, do vice-ministro de Empresas Estatais, Kartika
Wirjoatmodjo, e de outras autoridades governamentais.

O acordo é um passo significativo em direção a um resultado mutuamente benéfico que atende às obrigações de desinvestimento da Indonésia e abre caminho para a renovação da licença de mineração da PTVI para além de 2025, o que permitirá os investimentos da PTVI e os novos projetos de crescimento em Bahodopi, Sorowako e Pomalaa. Juntos, representam US$ 8,6 bilhões em investimentos para a Indonésia. A Indonésia e a PTVI continuarão a ser importantes impulsionadores do crescimento da produção global de níquel da Vale Metais Básicos, que tem potencial para aumentar para mais de 300 kt/ano, em comparação com os cerca de 175 kt/ano atuais. A transação deverá ser concluída em 2024 e está sujeita às condições usuais de fechamento.