UEFA retira final da Champions League da Rússia; partida será na França

484
Praça Vermelha, em Moscou / Foto: Yaroslav Ushakov/freeimages.com

São Paulo – A UEFA decidiu no início da manhã mudar o local da final desta edição da Champions League, da cidade russa de São Petesburgo, para a cidade francesa de Saint-Denis, após a invasão militar por parte da Rússia à Ucrânia.  O torneio de futebol masculino é o mais prestigiado da modalidade na Europa.
“O Comitê Executivo da UEFA realizou hoje uma reunião extraordinária após a grave escalada da situação de segurança na Europa”, disse a entidade num comunicado. “Decidimos mudar a final da Champions League Masculina 2021/22 de São Petersburgo para o Stade de France, em Saint-Denis”, diz a nota.
A entidade ainda saudou o presidente da França, Emmanuel Macron, pela que chama de “apoio pessoal e comprometimento em sediar a partida de futebol mais prestigiada da Europa”, num momento de crises sem igual no continente europeu.
Esperava-se que qualquer possível desmobilização da Rússia pudesse ver a partida permanecer em São Petersburgo, mas a UEFA se viu forçada a tomar a decisão após a invasão russa em larga escala que ocorreu ontem.
O Comitê Executivo da UEFA ainda determinou que clubes e seleções de Rússia e Ucrânia não poderão receber jogos em casa, ou seja, deverão obrigatoriamente mandar as partidas em campos neutros. Segundo a UEFA, a medida já está em vigor.
Assim, a partida entre Rússia e Polônia, pela repescagem das eliminatórias europeias, marcada para 24 de março, vai ter que ser transferida de local. O jogo originalmente aconteceria na capital russa, Moscou.