Trump diz que muro na fronteira sul com o México está ficando pronto

580

Por Carolina Gama

São Paulo – O presidente norte-americano, Donald Trump, disse que o muro na fronteira sul dos Estados Unidos com o México está ficando pronto. A declaração acontece depois que uma corte federal de apelações permitiu que o governo seguisse com os planos de usar verba militar para a construção da barreira entre os dois países.

“Notícia urgente: o quinto circuito da corte de apelações reverteu a decisão da baixa corte e nos deu o sinal verde para construir uma das maiores seções do muito necessário muro na fronteira sul. São US$ 4 bilhões. O muro inteiro está em construção ou pronto para começar”, disse Trump em uma mensagem no Twitter.

Em dezembro, um tribunal no Texas proibiu o governo norte-americano de usar US$ 3,6 bilhões em recursos do Departamento de Defesa para a construção do muro neste ano. A meta de Trump é construir cerca de 800 quilômetros de muro em 2020 e, com os recursos bloqueados, essa meta não seria alcançada, segundo o comissário interino de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos, Mark Morgan.

A construção do muro na fronteira sul dos Estados Unidos com o México faz parte de uma política de imigração mais severa da atual administração e é uma das promessas de campanha de Trump em seu primeiro mandato. Ele concorre em novembro à reeleição.

A ordem do Quinto Circuito, com sede em Nova Orleans, que permite que Trump siga com a obra não é uma decisão final sobre o mérito do caso, mas libera o governo neste momento para seguir com a construção da barreira.