Trump apresentará amanhã plano de paz para o Oriente Médio

276
Trump Netanyahu Israel Palestina acordo
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Divulgação/ Casa Branca

São Paulo – O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que o plano de paz da Casa Branca para o Oriente Médio será divulgado amanhã. A declaração acontece em meio a uma série de reuniões com autoridades locais em uma tentativa de criar diretrizes para estabilizar a região.

“Espero que Netanyahu consiga implementar nosso plano de paz em seis meses”, disse Trump em declarações a repórteres ao lado o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Trump se reúne hoje separadamente com Netanyahu e seu principal rival, o líder do partido Azul e Branco, Benny Gantz, na Casa Branca, antes de reuniões adicionais com o premiê israelense amanhã, quando divulgará os detalhes de seu plano de paz de mais de 50 páginas, já adiado muitas vezes, que seu governo vem montando desde 2017. Oficiais palestinos não foram incluídos.

A Palestina cortou relações com a administração de Trump em dezembro de 2017, depois que o presidente norte-americano reconheceu Jerusalém como capital de Israel. As relações ficaram ainda mais degradadas depois que a Casa Branca cortou fundos direcionados à agência de refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Palestina, além de assistências bilaterais, e fechou a missão palestina em Washington.